24 maio 2013

Você Sabia? * Um pouco sobre o trágico navio - RMS TITANIC

Olá meus queridos pensadores!

Uma das coisas que sempre me deixaram curiosa é a história e o desastre do RMS Titanic. Uma tragédia que me deixa realmente triste. Foram vidas perdidas no meio do oceano. E algumas dessas vidas  foram completamente esquecidas, já que muitos corpos foram "sepultados" em alto mar.
As vítimas em sua maioria eram pobres que nem sequer tiveram a chance de se salvar. Os trabalhadores da carvoaria, os viajantes da terceira classe... É incontestável que os ricos tiveram chances maiores. As mulheres e crianças pelo que parecem também tiveram uma chance maior.
Bom, sem mais delongas vamos ler um pouco sobre esse navio que se tornou um marco tanto na história marítima, quanto na história em geral.

O Titanic foi um dos navios mais famosos do mundo. Em seu tempo, ficou famoso por receber o título de maior transatlântico já construído e o mais luxuoso. Após 1912, Titanic ficou conhecido por uma das maiores tragédias da navegação.
Construído pela White Star Line no estaleiro Harland and Wolff em Belfast, o projeto tinha como objetivo competir com o RMS Lusitânia e o Mauritania, do estaleiro rival Cunard Line. Durante sua construção, outros dois navios, considerados irmãos gêmeos, foram projetados, o Olympic e o Brittanic (originalmente chamado Gigantic).
O Titanic ficou conhecido, também, após a conclusão das obras, como o navio mais luxuoso do mundo. Toda a construção foi financiada pelo americano JP Morgan e a Marinha Mercante Internacional Co.. O projeto teve início em 31 de março de 1909 e o custo total chegou, à época, a U$ 7,5 milhões.
O navio ficou pronto e foi inaugurado no dia 31 de maio de 1911. Antes dele fazer sua viagem final, em 10 de abril de 1912, saindo de Southampton na Inglaterra com destino a Nova Iorque, ele atracou em outros portos (França e Irlanda) para buscar mais passageiros. O padre Francis Browne registrou vários aposentos do navio e a vida dos passageiros. As fotografias são, ainda, pouco conhecidas, porém tiveram maior visibilidade após o acidente completar cem anos em 2012.
Em sua viagem final, o Titanic levava mais de 2 mil passageiros pelas águas geladas do oceano Atlântico em direção ao continente americano. No meio do caminho, as temperaturas começaram a baixar, prenunciando que navegavam em águas perigosas e reduto de icebergs. O navio também chegou a receber alguns avisos, de outras embarcações, a respeito de existirem icebergs na região.
Às 23:40 do dia 14 de abril, os vigias Frederick Fleet e Reginald Lee avistaram um iceberg à frente do Titanic. O que aconteceu depois mudaria para sempre a história de todos a bordo, resultando na morte de mais de mil pessoas, a maioria oriunda da terceira classe.

Texto de Talita Lopes Cavacante
Fonte: Imagens Históricas

Fotos em Imagens Históricas e Google! Olhem mais é muito interessante.

Beijinhos e aguardo os comentários, opiniões e sugestões!



4 comentários:

  1. Que interessante!
    Adoro histórias envolvendo o titanic!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É muito interessante mesmo!
      Eu adoro!
      Beijos*

      Excluir
  2. Muito legal saber um pouco mais das histórias acerca do Titanic.
    Lembro que assisti o fimle qnd era criança e na época fiquei chocada por minha mãedizer que tinha acontecido de verdade o acidente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Líbia!
      Eu também me chocava e chorava sempre que assistia!
      Muito bom ler um pouco mais sobre.
      Beijos*

      Excluir

Olá!
Deixe aqui a sua opinião sobre a postagem e sobre o blog!
Peço que não usem de palavras obscenas.
Obrigada por comentar!Bom Pensamento!!!
Voltem Sempre*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...