29 agosto 2012

[ESPECIAL REFLEXÃO] - Os fantásticos livros voadores do Senhor Lessmore

Olá Pensadores...


Estava com muitas saudades de fazer umas postagem diferente pois fazia tempo que eu não fazia isso. Pois bem, deixaram um link de um vídeo do You Tube para mim  mesmo achando que ia cansar eu o assisti completamente e não me arrependi. Esse belo vídeo me fez refletir muito e por pouco eu não chorei no final. 
Muitas pessoas dizem que amam ler jamais pararam para pensar o verdadeiro sentido da leitura na vida do ser humano. A importância de cada livro, que as vezes nem é dada... Enfim, os livros são bem mais que folhas de papel tatuadas. Livros são preciosidades que possuem o belo e místico poder de adquirir vida e o mais importante de tudo: Possuem o poder de agirem como agentes transformadores de realidades.
Com o passar do tempo as pessoas começaram a ler cada vez menos (em alguns lugares) por questões culturais e tecnológicas, como a internet. No Brasil, por exemplo, é comum escutar pessoas falando das vergonhosas pesquisas sobre quantos livros cada brasileiro lê por ano. Nessas tais pesquisas encontramos as seguintes informações: que o brasileiro lê em média quatro livros por ano, sendo que, destes, lê integralmente apenas 2,1 livros. GENTE! Muitos que gostam de ler, como nós mesmos que temos verdadeira paixão pelo hábito da leitura nem paramos e pensamos nos efeitos que esses fatos podem causar em nossa sociedade. Pois então parem e imaginem um país onde a maioria dos habitantes leem essa quantidade de livros por ano? É... inacreditável.
O vídeo colocado em questão aqui nesse post nos leva a pensar na diferença que os livros fazem na vida de quem descobre os seus efeitos colaterais maravilhosos.
As cenas dessa animação, são mudas e ainda assim repletas de significado. Uma parte que me emocionou profundamente é quando nós percebemos que naquele história tudo é árido e sem cor até que o Sr. Lessmore encontra os livros voadores em um lugar colorido e ao tocar e começar a ler um livro ele se torna tão colorido quanto aquele mundo todo especial. E o final é mais perfeito do que eu podia imaginar (lágrimas rolando). Não vou contar nada... Você precisa assistir e meditar. Esteja sensível a esse vídeo, ler não é besteira que desocupados dão mais valor do que o necessário... Que lê sente mais, compartilha mais e torna-se uma importante ferramenta transformadora no mundo em que  vive!


Sobre o Curta - 
Inspirado igualmente pelo Furação Katrina, Buster Keaton, O Mágico de Oz, e a devoção aos livros,The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore (Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore), vencedor do Oscar de Curta-Metragem de Animação de 2011, é uma alegoria bem humorada sobre o poder curativo das histórias.
A partir de uma variedade de técnicas de animação (stop-motion, miniaturas, computação gráfica, animação 2D), o premiado ilustrador William Joyce e o codiretor Brandon Oldenburg apresentam um estilo híbrido maravilhoso que, assim como em “O Artista”, resgata o cinema mudo e os antigos musicais Technicolor.
Produzido pela Moonbot Studios (uma espécie de Pixar do mundo dos Apps), a história é uma experiência visual rica e comovente, uma ode para os livros e a importância deles em nossas vidas. 

Assista:



Livros dependem dos humanos para fazerem o seu papel principal... e nós sem, percebermos necessitamos deles para as nossas melhores viagens!
L.M.

Beijinhos e espero que assistam! 

9 comentários:

  1. Eu assisti a esse vídeo na época em que ele concorreu ao Oscar e ganhou, com todo merecimento.
    Todas as vezes em que o assisto eu choro muito, pois me sinto lá, o diretor, os criadores souberam explicar direitinho o que sentimos ao ler os livros, o amor com que cuidamos deles, a alegria familiar com que os tocamos. Amo aquela cena que uma senhora entra na casa/biblioteca e sai de mão dadas com o livro, eu me sinto assim, me vi naquela cena...
    Ficaria aqui a noite toda comentando seu post, o vídeo, mas só digo agora: MAGNÍFICO, SOBERBO.
    Tanto seu texto como a animação é claro .

    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, esse video é realmente ótimo, eu ja tinha assistido em outra oportunidade, e suas palavras estão perfeiras heimmm..
    Adorei o
    os livros são bem mais que folhas de papel tatuadas

    bjs
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bom dia :)
    Excelente post *-*
    Sabe,as pessoas hoje em dia preferem ficar no computador ao invés de ler um livro...aprendi e mudei muito meu jeito de pensar e viver depois de ler alguns livros mas muita gente parece não entender os benefícios da leitura...

    Beijos e cuide-se

    ResponderExcluir
  4. Excelente post!
    Adoro um computador de vez em quando, mas nada como um bom livro!

    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus!!
    Esse longa parece ser perfeito!
    Quero ver já! Ótimo post!
    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos
    Tem promo nova de Sábado à Noite, da Babi Dewet! ^^

    ResponderExcluir
  6. Sem leitura, a imaginação estagna, a crítica não se forma, a pessoa não é ninguém. Difícil imaginar um país que lê, em média, 2 livros inteiros por ano. Aonde vamos parar desse jeito? Claro que muitos lêem bastante, mas essa média só decresce =/
    Quanto ao curta, simplesmente perfeito!!! Adorei a parte da 'cirurgia'. Realmente, um livro morre quando não é lido.
    Parabéns pelo post
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Linda!
    Excelente post. Muito bom.
    Belas palavras.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. RENATA VITAL23 setembro, 2013

    MUITO ESCLARECEDOR,ME AJUDOU BASTANTE,POIS N COSEGUI ASSITIR O VÍDEO...OBRIGADA

    ResponderExcluir
  9. Estou trabalhando sobre o Sr Lessmore e vim buscar algumas ideias, voce realmente me iluminou rs...
    Adorei o post e sinceramente e triste saber que 2 livros e suficiente para algumas pessoa.
    Nossa obrigacao e essa divulgar ainda mais videos como esse e quem sabe mudar um pensamento.
    Parabens Amiga!

    ResponderExcluir

Olá!
Deixe aqui a sua opinião sobre a postagem e sobre o blog!
Peço que não usem de palavras obscenas.
Obrigada por comentar!Bom Pensamento!!!
Voltem Sempre*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...