21 abril 2012

Eu Li #14 * Amazônia Um caminha para o sonho - M. C. Jachnkee

Amazônia Um caminha para o sonho 
M. C. Jachnkee

Sinopse:
Em "Amazônia- um caminho para o sonho", os personagens são de Ascurra e em busca de uma mudança na vida, partem para a maior Floresta Tropical Úmida do Mundo. Da majestosa Manaus dos Barões da borracha, passando pela festeira Parintins, subindo o rio Tapajós ao encontro de Fordlândia- a cidade americana construída em meio à selva até a Belém dos índios Tupinambás que observaram a chegada dos conquistadores na Baía. Eles precisarão se adaptar e encarar realidades diferentes. Irão conhecer muito dos pontos turísticos e também da história da região norte do Brasil. É um livro que traz muita informação histórica e de uma maneira sutil vai-se apresentando os personagens e a trama.


Meu Comentário:
A história conta a trajetória de quatro amigas e tio de uma delas pela bela Amazônia.  Eles resolveram passar umas férias bem diferentes, passeando e conhecendo um pouco mais desse lugar tão sublime e sofrido que é a Amazônia. Nossos personagens são:
Rafaela: aspirante a escritora. Ana Carolina: Calma e centrada. Camila: Alegre e extrovertida. Joana: Diria que é quase a mãe do grupo.(rs... refiro-me a sua mania de muitas vezes reclamar demais). E por fim o tio de Joana: Daniel: Inteligente e Carismático.
Durante o tempo que eles passam lá, conhecem lugares e históricos e histórias maravilhosas e triste ao mesmo tempo. Fazendo-as aprender um pouco mais sobre o lugar em que estavam e aprendendo a quebrar preconceitos e construir opiniões muito mais sólidas baseadas em um belo aprendizado.
Cada vez que uma moto serra canta, as árvores choram... Pg. 70 
A primeira cidade em que eles passam é: Manaus. Uma cidade grande, encravada no meio da floresta, e por morarem em uma cidade do interior, algumas das meninas  se impressionam com o tamanho dela. Esperando encontrar indígenas e um lugar rústico, eles encontram pessoas  tais como eles, que trabalham e tentam subir na vida tais como qualquer pessoas.
Ao fazer um turismo guiado por Daniel, elas conhecem os lugares mais lindos e históricos da bela Manaus, entre eles o próprio Teatro Amazonas, luxuoso e grande simbolo da pompa e riqueza do ciclo da borracha. E é lá que percebemos o quanto a nossa Rafaela sonha com um tal príncipe encantado....
A viagem não para por aí não... Passam pelo encontro das águas e  viajam até Parintins e conhecem a família do amigo virtual de Camila(Maurício). Adorei as conversas que eles tiveram durante os poucos dias em que  passaram lá. Além de conhecer mais um pouco sobre a "rivalidade" saudável dos moradores que se dividem entre:  Os touros Caprichoso e Garantido!
... Pois é de esperança que vivem os sonhos, e de sonhos vive a humanidade... Pg. 63
A viajem continua rumo a Santarém, e de lá até a Fordlândia, onde passamos uma boa parte da história... fiquei impressionada com riqueza de informações! Lá encontraram pessoas boas que os levaram a conhecer um pouco daquele sonho frustrado do grande Gênio: Henry Ford. Maria Tereza, Dª Mamulina e o padre foram algumas dessas pessoas que apesar de serem apenas coadjuvantes deixaram um pouquinho de sua marca no livro. Não podemos esquecer também esquecer de Belém do Pará com sua culinária(assunto que me deixou com água na boca o livro todo!) e do famoso Teatro da Paz (que tenho muita vontade de conhecer), tão detalhado durante a leitura.
Depois dessa leitura que simplesmente amei, posso afirmar: é possível aprender e se divertir!  Amazônia - Um caminho para o sonho é uma aula de história completa cheia de nuances de sentimento, princípios, sonhos e ideais. Aprendi muito com as palavras da Ana Carolina, e a mudança na personalidade de Rafaela me fez ver que muitas vezes existem rosas que só precisam de um pouco mais de água e carinho para desabrochar.  Um livro que mistura história, mistério e romance (foi a unica coisa que senti falta).  Além de ser maravilhoso. Indico a todos os que amem o seu país e que dão valor aos sonhos. Parabéns a Marli Carmem pela bela história, a pesquisa completa e a ótima escrita que nos proporciona uma leitura tão prazerosa e cheia de conteúdo!
As vozes se calaram enquanto a floresta fazia seu barulho noturno. Enquanto houver pessoas que amem esse longínquo lugar, haverá esperança para esse tão frequentemente esquecido pedaço do territória brasileiro. Pg. 197. 
P.S.  Marli, Aguardo ansiosamente àquele romance no próximo livro... curiosa!

ASSISTA AO BOOK TRAILER!!!
Espero que tenham gostado da resenha do livro! A M.C é parceira aqui do blog e se quiserem conhecer um pouco mais sobre o seu trabalho Clique AQUI.
Aguardando os comentários!!! Beijos*

12 comentários:

  1. Nossa, Luana....primeiramente tenho que escrever que você foi incrível na resenha!!! Muito, mas muito bem escrita. Parabéns, garota!
    Fico imensamente feliz que para vc o livro teve sentido...e estou caprichando no segundo...pode deixar! rsrsrsrsr Surpresinhas virão...
    Será que Rafaela conseguirá derreter a neve dos andes e o coração de Daniel?hehehe
    Beijinhos minha linda!

    ResponderExcluir
  2. Lu,

    Boa noite! Resenha instrutiva e objetiva, estimulando o leitor a encontrar os encantos do livro.

    Bom domingo!

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Lu! a resenha ficou maravilhosa. :D
    o livro parece ser bem legal. vou colocar na minha listinha de compras! (ela cresce cada dia mais) rsrrs'
    beijinhos e sucesso sempre pra vc.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde :)
    Meus parabéns pela resenha :)
    Eu não conhecia a obra :O

    Beijos e cuide-se
    Tenha uma excelente semana

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu!
    Eu to morrendo de vontade de ler esse livro, todos dizem maravilhas a respeito dele. *-*
    Ei, to com saudade de ti!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Luana, tudo bem?
    Tua resenha estimula a curiosidade, é fato.
    Parabéns, você escreve de forma envolvente. Eu só gostaria de ter mais tempo para poder ler mais livros, mas...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Gostei e achei mt interessante!
    Obrigado Luana.
    bj

    ResponderExcluir
  8. Adorei conhecer um pouco mais sobre o livro, Luah!
    O tema é super interessante e eu gostei de saber que o livro transmite muito sentimento. Eu estou a procura de leituras cativantes assim.
    Parabéns à autora!

    Beijocas,

    Lu
    @LuPiras80
    www.equinocioaprimavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Estou doida para ler o livro da Marli. Tenho certeza de que ela despontará na literatura Nacional com êxito. Sucesso para vocês, lindas!

    ResponderExcluir
  10. Oi Luana,

    Nossa ando correndo mas consegui terminar de ler sua resenha hoje e nossa como foi bom poder reavivar momentos de Amazônia na mente através das suas palavras....Parabéns pela resenha e adorei seu espaço....beijokas elis

    http://amagiareal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Luuu!!!

    Ahhh, é a segunda resenha que leio deste livro e, mais uma vez, eu me convenço de que é uma ótima pedida!

    Com certeza, Amazônia nos enriquece culturalmente, pois nos faz aprender mais sobre nossa terra, além de ter uma trama que vejo muitos elogiarem.


    Beijos!

    Samanta
    www.samantaholtz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Lu, eu pulei o meio da resenha, hehe, mas é que estou esperando meu livro chegar e quero que a história seja uma surpresa!!! Mas que bom que você gostou do livro, nunca li uma resenha de alguém que não tenha gostado, aliás...

    Estou super ansiosa pra ler!!!!! =)

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá!
Deixe aqui a sua opinião sobre a postagem e sobre o blog!
Peço que não usem de palavras obscenas.
Obrigada por comentar!Bom Pensamento!!!
Voltem Sempre*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...